Iniciativa Liberal obrigado a colocar mais homens nas listas
A lista por Portalegre só tinha mulheres, mas o Tribunal de Portalegre disse que assim não cumpre a lei. O partido diz que não concorda, mas vai substituir duas mulheres por dois homens.
O partido Iniciativa Liberal vai ter de substituir duas mulheres que tinha indicado para a sua lista por Portalegre às eleições legislativas de 4 de outubro por dois homens, depois de a sua lista ser rejeitada pelo tribunal de Portalegre por não cumprir a lei que impõe uma representação de pelo menos 40% de cada género.
A lista do partido por Portalegre era composta apenas por mulheres, mas a decisão do Tribunal vai obrigar a esta reformulação. Em comunicado, o partido diz que não concorda com a decisão, mas que irá fazer essa substituição para que possa concorrer às eleições de outubro e passar a cumprir assim a lei das quotas.
“Apesar de não concordarmos com a lei, iremos substituir duas mulheres na lista por dois homens. Não iremos deixar de dar aos eleitores de Portalegre a possibilidade de votar na Iniciativa Liberal apenas por discordarmos da lei,” disse o partido, que concorre pela primeira vez às legislativas em outubro, num comunicado citado pelo Público e pelo Observador.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Iniciativa Liberal obrigado a colocar mais homens nas listas
{{ noCommentsLabel }}