Ricardo Arroja é cabeça de lista do Iniciativa Liberal às Europeias

  • Lusa e ECO
  • 23 Fevereiro 2019

O economista Ricardo Arroja é o cabeça de lista do partido Iniciativa Liberal às eleições europeias. A docente universitária Catarina Maia será a número dois da lista.

Depois da sua constituição em 2017, as europeias serão as primeiras eleições a que a Iniciativa Liberal vai concorrer. O número um da lista, Ricardo Arroja, disse que entra na corrida eleitoral ao Parlamento Europeu para promover o debate público em torno de “uma alternativa de governação em Portugal”. Catarina Maia, docente do ensino superior, será a número dois da lista.

“Tendo em conta que os partidos do bloco central têm governado o país em quase monopólio há 40 anos e a corrupção e o clientelismo entre a política, os negócios e o Estado são infelizmente a norma, entendo que é a altura certa para participar num debate de ideias que permitam inverter este estado de coisas”, explicou Ricardo Arroja.

O economista, professor universitário, comentador televisivo e colunista do ECO defendeu que o setor privado deve “assumir o papel principal na economia” enquanto o Estado deve ter um papel subsidiário. E deu um exemplo: “o Estado foi vendido [aos portugueses] como a solução para o desenvolvimento do país, mas a verdade é que os serviços públicos estão cada vez piores”.

Se for eleito eurodeputado, acrescentou, o Iniciativa Liberal integrará o grupo dos liberais no Parlamento Europeu (Alde). O candidato assegurou ainda que o partido é contra radicalismos e nacionalismos, como os que estão a emergir em alguns países europeus.

“Os radicalismos, sejam eles de esquerda ou de direita, devem ser todos evitados e, portanto, a Iniciativa Liberal é contrária a quaisquer radicalismos e nacionalismos”, declarou ainda Ricardo Arroja.

A IL é “favorável a políticas inclusivas, políticas que promovam a cooperação entre os países, políticas que promovam o livre comércio, que é precisamente o espírito da União Europeia e que assim deve permanecer no futuro (…), a Iniciativa Liberal rejeita e afasta-se desse tipo de radicalismos económicos e políticos”, rematou o candidato.

“O Ricardo Arroja e a Catarina Maia, pelos seus percursos de vida e características, cumprem os três critérios que definimos como perfil de candidatos. Pessoas com uma carreira profissional reconhecida, com um pensamento liberal sólido, e com capacidade de transmitir estas ideias”, acrescentou ainda Carlos Guimarães Pinto, presidente da Iniciativa Liberal, em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ricardo Arroja é cabeça de lista do Iniciativa Liberal às Europeias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião