Turismo gera 10,1 mil milhões de euros em Lisboa

  • ECO
  • 23 Fevereiro 2019

O estudo é da consultora Deloitte e é citado pelo presidente da Câmara de Lisboa: Em 2017, o setor do turismo contribuiu em 10,11 mil milhões de euros para a economia da capital lusa.

O setor do turismo contribuiu, direta e indiretamente, em 10,11 mil milhões de euros para a economia da capital portuguesa, em 2017. Este número faz parte do estudo realizado pela consultora Deloitte ao impacto macroeconómico do setor em causa em Lisboa, que será apresentado na segunda-feira e é citado, este sábado, pelo presidente da Câmara alfacinha, em declarações aos Expresso (acesso pago). “O turismo em Lisboa é mais importante para a economia nacional que vários outros setores de atividade no conjunto do país”, sublinha Fernando Medina.

O estudo referido quantifica a produção total dos agentes da cadeia de valor do turismo lisboeta, do alojamento à restauração, passando pelos transportes, pela armazenagem até à constrição e ao comércio por grosso e a retalho.

No total, em 2017, esta cadeia de atividades direta ou indiretamente ligadas ao turismo geraram mais de 93 mil postos de trabalho na capital, valor que compara com os 69 mil postos de trabalho registados nesse setor em 2014. Esse salto ficou a dever-se sobretudo ao dinamismo na hotelaria e na restauração, bem como no comércio, adianta o relatório pedido pela Associação de Turismo de Lisboa.

De notar que no nesse mesmo ano de referência (2017), o número de hóspedes ultrapassou os 4,47 milhões e o número de dormidas atingiu os 10,66 mil milhões. Mas “a receita total está a crescer mais do que o número de visitantes, o que significa que a receita média por turista está a subir”, salienta, por outro lado, Medina.

No que diz respeito ao último ano, o autarca diz que Lisboa “terminou com um ano muito bom” no setor turístico. “Voltámos a ter aumentos de turistas, mas ainda mais da receita, reforçando a tendência dos últimos anos”.

E 2019? As perspetivas são “boas”, principalmente “ao nível do crescimento em valor”, avança Mediana. O presidente da Câmara de Lisboa reforça que, ainda que o incremento do número de turistas possa ser tímido, a receita por cada turista deverá aumentar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turismo gera 10,1 mil milhões de euros em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião