TBee. A box com sotaque do norte que faz tudo

Esta box desenvolvida por uma startup de Braga permite fazer quase tudo. Desde navegar na internet até fazer videochamadas.

Há uma nova box televisiva, com tecnologia 100% nacional, que vem mudar o modelo atual de utilização e interação com a televisão. Chama-se TBee e é um equipamento que se liga à televisão para permitir fazer… tudo. De pesquisas na internet a videochamadas.

A ideia surgiu em 2013, quando Paulo Silva e a restante equipa da Quidbox, a startup responsável pela TBee que faz parte da Startup Braga, começaram a desenvolver o projeto. “Começámos a perceber que a oferta das operadoras era mais ou menos idêntica e que os consumidores não têm alternativas”, conta o responsável ao ECO.

"Começámos a perceber que a oferta das operadoras era idêntica e que os consumidores não têm alternativas.”

Paulo Silva

Fundador da Quidbox

“Se quiser um telemóvel, há, pelo menos, algumas centenas de marcas à sua disposição. Na área das boxes de televisão, só encontra aquilo que a operadora lhe põe em casa, não tem opção. Nós viemos trazer essa opção ao mercado”.

A equipa da Quidbox, que desenvolveu a TBee.
A equipa da Quidbox, que desenvolveu a TBee.

Como? A TBee é uma mistura de box com computador. “Faz tudo aquilo que, para fazermos, precisamos de usar vários equipamentos. Nós agregamos todas as funcionalidades num só equipamento”, explica Paulo Silva.

O equipamento — que não é um concorrente das boxes das operadoras, mas um complemento, que pode ser ligado a essas boxes, permite navegar na internet a partir da televisão, aceder às redes sociais, ligar-se a redes como o Netlix, fazer videochamadas, jogar jogos ou mesmo receber notificações quando alguém interagir connosco, enquanto vemos televisão. A TBee vem ainda equipada com câmara e um comando air mouse, o que permite navegar pela box por gestos e por voz.

tbee
A TBee permite navegar com gestos e por voz.

Depois de ter lançado o protótipo da TBee na Consumer Electronic Show, a maior feira mundial de eletrónica de consumo, que decorre em Las Vegas, a equipa da Quidbox adaptou o protótipo para produção em massa, até lançar a TBee, este ano, na IFA, em Berlim.

Desde setembro, a box está já disponível no El Corte Inglés, Jumbo, Media Markt, Worten, Phone House e lojas dos CTT, por 179,90 euros.

Há já “muitas boxes ativas em Portugal” e outras tantas na Alemanha, França, Hungria, Angola, Moçambique, Itália e África do Sul, refere Paulo Silva, sem avançar ainda números. Até ao final do próximo ano, o objetivo é chegar às 20 mil boxes ativas, entrar no Reino Unido e reforçar a presença nos mercados onde a TBee já entrou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TBee. A box com sotaque do norte que faz tudo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião