PSD quer limitar vistos gold em Lisboa e no Porto
Os sociais-democratas querem levar os investimentos para o interior do país e aliviar a pressão imobiliária nas duas principais cidades.
No programa eleitoral do PSD, uma das muitas propostas é a limitação da concessão de vistos gold em Lisboa e no Porto. O partido defende que estas ferramentas estão a contribuir para o “sobreaquecimento de um mercado especulativo, alimentado por taxas de juro quase nulas”.
“Uma das grandes falhas deste Governo em matéria de política de habitação é ter deixado este instrumento de regulação a funcionar, nestes últimos dois anos, de per se, não identificando, em tempo, as disfuncionalidades sociais que foram emergindo”, lê-se no programa às eleições legislativas de 6 de outubro, citado pelo Diário de Notícias.
Nesse sentido, o PSD pretende pôr um travão nessas ferramentas. “Os vistos gold devem ser limitados aos setores produtivos e/ou devem seguir para zonas fora das áreas metropolitanas onde o mercado precisa de estímulos para arrancar”, disse ao DN fonte dos sociais-democratas, acrescentando que o objetivo é “limitar o impacto em Lisboa e no Porto”.
Ainda no campo da habitação, o PSD defende a manutenção dos “benefícios fiscais ao arrendamento de longo prazo ou de quartos a estudantes e ainda formas de controlar a cartelização do mercado, tal como os limites introduzidos no alojamento local“.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PSD quer limitar vistos gold em Lisboa e no Porto
{{ noCommentsLabel }}