Multa à EDP tira mais de 1% às ações da empresa. Lisboa escapa à recuperação na Europa

  • ECO
  • 19 Setembro 2019

Num dia de ganhos na Europa, Lisboa recua perante a queda de mais de 1% nas ações da EDP. Os investidores estão a penalizar a empresa, alvo de uma multa da AdC por abuso de posição dominante.

A bolsa de Lisboa está a escapar à recuperação assistida na generalidade das congéneres europeias. O principal índice nacional está a ser pressionado pelo fraco desempenho do setor energético e concretamente das ações da EDP, uma reação à multa de 48 milhões de euros da Autoridade da Concorrência (AdC) por abuso de posição dominante.

A praça nacional ainda chegou a cotar no verde durante a manhã, mas está a desvalorizar 0,22%, para 4.980,80 pontos. Os títulos da EDP são os que mais “pesam” no índice, com a elétrica nacional a desvalorizar 1,32%, para 3,449 euros por ação. Destaque negativo também para a subsidiária EDP Renováveis, que perde 1,42%, para 9,70 euros.

Estas perdas estão a impedir o PSI-20 de negociar em terreno positivo, num dia em que o BCP valoriza 0,15%, para 20,03 cêntimos. Ao mesmo tempo, a Galp Energia avança 0,36%, para 13,755 euros, perante a estabilização dos preços do petróleo no patamar dos 64,89 dólares, uma valorização de 2,03% do Brent, negociado em Londres.

Destaque positivo também para os CTT, que ganham 1,76%, para 2,196 euros. A subida acontece depois de se saber que a empresa planeia dar início ao processo de reabertura das lojas que tinham sido encerradas pela anterior administração, com a primeira reabertura marcada para segunda-feira. A notícia foi avançada pelo ECO em primeira mão.

Na Europa, o Stoxx 600 recupera 0,40%, para 390,97 pontos, enquanto o francês CAC-40 soma 0,42% e o alemão DAX ganha 0,29%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Multa à EDP tira mais de 1% às ações da empresa. Lisboa escapa à recuperação na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião