Dos clássicos aos desportivos, de 1911 a 2010. Maior coleção de carros portuguesa vai hoje a leilão
Entre os mais de 130 automóveis da coleção de Ricardo Sáragga, o mais valioso é o Bentley de 1931 e o mais barato é o português Sado 550. Há 790 mil euros a separá-los.
São mais de 130 automóveis, dos clássicos aos desportivos, com datas que vão desde 1911 a 2010. Assim é a maior coleção de carros portuguesa, avaliada em dezenas de milhões de euros, que vai este sábado a leilão na Comporta. Com um valor de 800 mil euros, a estrela é o Bentley de 1931.
A coleção, que se encontra em Alcácer do Sal, reúne muitos dos veículos adquiridos em mais de 30 anos por Ricardo Sáragga, que pretende desfazer-se destes automóveis para poder concentrar-se num lote mais reduzido. “Tenho prazer em utilizar os meus carros, pelo que quero concentrar-me num grupo mais pequeno”, disse, em julho, o colecionador, acrescentando que a decisão, contudo, “não foi fácil”.
De Ferraris a Mercedes, passando pelos Porsches ou pelos Bentleys, os preços dos automóveis começam nos dez mil euros e conseguem chegar aos 800 mil euros. O carro mais caro a ir a leilão é o Bentley 8-Litre Tourer, modelo dos quais foram produzidas apenas 100 unidades.
Em 1930, quando foi apresentado, em Londres, este automóvel impressionou os jornalistas especializados da época, com o The Sphere a descrever o novo 8-Litre como um “dos melhores exemplos de sempre da qualidade da engenharia automóvel britânica”.
Um dos veículos mais baratos do leilão é um produto nacional: o Sado 550. Este automóvel, de 1983, é um dos cerca de 500 que foram produzidos em Setúbal. Uma espécie de “microcarro”, que “era perfeito para as ruas estreitas de Portugal”, lê-se no catálogo que agrega os carros leiloados. O valor fixa-se nos dez mil euros.
A par do português — precisamente com o mesmo valor — está o Mini 1000 de 1973 e o Fiat Panda Cross 4×4 de 2007.
O leilão conta, ainda, com o primeiro Mercedes produzido com suspensão independente nas quatro rodas — o Mercedes-Benz 170 Cabriolet C, de 1934 –, o Alpine-Renault inspirado nos ralis e alguns exemplares únicos, quer pela sua cor, quer por alguns detalhes que possuem.
Veja aqui alguns dos automóveis que vão este sábado a leilão:
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dos clássicos aos desportivos, de 1911 a 2010. Maior coleção de carros portuguesa vai hoje a leilão
{{ noCommentsLabel }}