Autoeuropa: Volkswagen produz novo modelo em 2017

A Volkswagen anunciou o início da produção de um novo automóvel no segundo semestre do próximo ano.

A empresa de automóveis alemã vai avançar com a produção de um novo modelo na segunda metade de 2017. A novidade foi dada pelo diretor-geral da Autoeuropa, Miguel Sanches, à Bloomberg, esta sexta-feira.

 

No dia em que assinala os 25 anos da Autoeuropa em Portugal, a Volkswagen anunciou o início da produção de um novo automóvel no segundo semestre do próximo ano. O aumento da atividade no próximo ano vai traduzir-se na contratação de 1.500 trabalhadores para a unidade de produção em Palmela, apesar de estar neste momento a dispensar 30 mil trabalhadores para fazer a transição para os veículos elétricos.

O coordenador da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa, António Chora revelou, à Lusa, esta sexta-feira, que o número de admissões será de 1.100 trabalhadores, “a juntar aos 3.600 que já tem neste momento”, mas paralelamente podem haver mais contratações: “Isso irá implicar que no parque industrial também haja muito mais admissões, porque é muito provável que em 2018 se trabalhe a três turnos na Autoeuropa, o que obriga a que também as empresas do parque industrial trabalhem na mesma modalidade [de três turnos]”, afirmou à Lusa.

Quanto ao novo modelo, António Chora revelou estar preocupado por causa do curto tempo de sobrevivência de cada automóvel. “Este novo carro vai ser lançado para o ano, mas o tempo de vida já não será como o da Volkswagen Sharan, já não vai estar em produção durante dez ou quinze anos”, concluiu o coordenador da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa.

A previsão é de que a produção do novo modelo ascenda a 200 mil unidades por ano, em 2018. O novo modelo ainda não é conhecido e só será revelado no primeiro trimestre do próximo ano. As exportações da Autoeuropa representam, segundo dados de 2015, 1% do Produto Interno Bruto (PIB), valor significativo para a economia nacional, embora distante do máximo de 2,2% do PIB de 1998.

Editado por Mariana de Araújo Barbosa (mariana.barbosa@eco.pt)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autoeuropa: Volkswagen produz novo modelo em 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião