Elisa com “luz verde” da comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu

  • Lusa e ECO
  • 25 Setembro 2019

Depois das questões levantadas sobre as ações da Sonae detidas pela vice-governadora do Banco de Portugal, que Elisa Ferreira já vendeu, a comissão de Assuntos Jurídicos deu luz verde à nomeação.

A comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu deu esta quarta-feira “luz verde” à comissária indigitada por Portugal, Elisa Ferreira, depois de analisar os esclarecimentos adicionais que havia solicitado, revelaram fontes parlamentares à agência Lusa.

Aquela comissão parlamentar tinha levantado na quinta-feira questões sobre Elisa Ferreira, por a anterior vice-governadora do Banco de Portugal deter ações no grupo Sonae que, entretanto, foram vendidas pela comissária designada por Portugal.

Na primeira reunião em que a comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu analisou as declarações de interesses e financeiras dos comissários nomeados, Elisa Ferreira esteve entre os nomes questionados devido às 15.000 ações do Grupo Sonae que detinha.

Elisa Ferreira não foi a única nomeada a ser questionada por deter ações, mas deu ordem imediata de venda quando a comissão de Assuntos Jurídicos levantou a questão e deixou em suspenso a aprovação do seu nome, condição necessária para seguir para o próximo passo da sua nomeação, a audição nas comissões que vão acompanhar as áreas que Elisa Ferreira irá administrar na Comissão Europeia.

Agora segue-se a sua audição conjunta pelas comissões de Desenvolvimento Regional, de Orçamento e de Assuntos Económicos, que já está marcada para dia 2 de outubro às 17h30 (hora de Lisboa).

Depois de ouvidos todos os comissários, o Parlamento Europeu votará a composição da nova Comissão Europeia em bloco. Até essa altura, o Parlamento Europeu ainda pode forçar mudanças na composição e organização da Comissão de Ursula von der Leyen, tanto nos portfolios atribuídos como nos próprios nomes escolhidos pelos países para integrarem o futuro Executivo europeu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Elisa com “luz verde” da comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião