REN conclui compra da chilena Transemel por 154 milhões

  • ECO
  • 1 Outubro 2019

Apesar destas duas compras no Chile, e de "continuar atenta a oportunidades de investimento no estrangeiro, Portugal é o foco e o mercado principal da REN".

A REN concluiu a compra da Transemel, que tinha anunciado em julho. Passados quase três meses, a operação, realizada através das suas subsidiárias chilenas Aerio Chile SpA e Apolo Chile, SpA, ficou fechada, com a empresa liderada por Rodrigo Costa a desembolsar 168,6 milhões de dólares, cerca de 154,5 milhões de euros.

“A Transemel, cuja receita é aproximadamente 93% regulada, possui e opera 92 km de linhas de transmissão elétrica e 5 subestações, localizadas maioritariamente no Norte do Chile”, nota a REN em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) em que revela que o valor pago foi “financiado exclusivamente com recurso a dívida externa”.

“Esta operação é o segundo investimento que o grupo REN leva a cabo no Chile”, acrescenta a empresa. A gestora da rede elétrica e de gás natural em Portugal comunicou em fevereiro a compra de 42,5% da Electrogas, que controla o gasoduto que liga o terminal de GNL de Quintero à capital Santiago, abastecendo de gás natural as principais produtoras de eletricidade do país.

A compra da Transemel “enquadra-se no plano de negócios da REN, que assenta numa estratégia de crescimento conservadora e que privilegia projetos nos setores em que o Grupo REN é especialista, e em mercados com estabilidade económica e quadros regulatórios previsíveis”, diz a empresa.

Apesar destas duas compras no Chile, e de “continuar atenta a oportunidades de investimento no estrangeiro, Portugal é o foco e o mercado principal da REN, onde continuará a investir de forma a garantir a satisfação das necessidades de infraestruturas de eletricidade e gás natural a longo prazo, com uma orientação permanente para a melhoria do desempenho e qualidade de serviço, a fim de fornecer um serviço fiável, seguro e eficiente ao menor custo possível para o país e para os consumidores”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

REN conclui compra da chilena Transemel por 154 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião