Operação Marquês. Debate instrutório entre 27 e 31 de janeiro

O debate instrutório da Operação Marquês está agendado para entre 27 e 31 de janeiro. Maria de Lurdes Rodrigues e Mário Lino foram chamados a testemunhar.

O debate instrutório da Operação Marquês irá decorrer entre 27 e 31 de janeiro de 2020, no Campus de Justiça. Este processo envolve 28 arguidos, entre os quais 19 pessoas singulares e nove empresas. No leque de arguidos da Operação Marquês encontra-se nomes como José Sócrates, Carlos Santos Silva, Armando Vara e Ricardo Salgado.

Segundo avançou a SIC Notícias (acesso gratuito), Maria de Lurdes Rodrigues e Mário Lino vão testemunhar no âmbito do processo, por José Sócrates, ao juiz Ivo Rosa a 25 de novembro, dois meses antes do debate instrutório.

José Sócrates foi constituído arguido no caso Operação Marquês, em 2014, e incorre em 31 crimes económico-financeiros. Entre eles, corrupção passiva de titular de cargo político, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e fraude fiscal qualificada. Sócrates chegou a estar preso preventivamente, em novembro de 2014, e posteriormente domiciliariamente. A pena dos crimes em que está acusado pode chegar aos oito anos de prisão.

O ex-primeiro ministro vai ser interrogado pelo juiz Ivo Rosa, no âmbito do caso Operação Marquês. A audição irá decorre entre 28 e 31 de outubro.

Às 19 pessoas constituídas arguidos estão imputados 159 crimes, nomeadamente corrupção passiva e ativa, branqueamento de capitais, falsificação de documento e fraude fiscal qualificada, falsificação de documento, abuso de confiança e peculato e posse de arma proibida. Já as nove empresas estão acusadas de corrupção ativa, branqueamento de capitais, fraude fiscal qualificada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Operação Marquês. Debate instrutório entre 27 e 31 de janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião