OPA da Cofina à Media Capital: Prisa reduz riscos financeiros após venda do grupo da TVI, diz Fitch
De acordo com a agência de notação financeira Fitch Ratings, a receita que a Prisa obtiver deverá ser dedicada ao pagamento da sua dívida, o que reduziria o endividamento do grupo espanhol.
A agência de notação financeira Fitch Ratings considera que o grupo multimédia espanhol Prisa irá reduzir os seus riscos financeiros, após concluída a venda da participação de 95% no grupo audiovisual português Media Capital à também portuguesa Cofina.
Segundo a Fitch, a receita que a Prisa obtiver, cerca de 170 milhões de euros, deverá ser dedicada ao pagamento da sua dívida, o que reduziria o endividamento do grupo espanhol.
Na opinião da agência de notação, a operação confirma o plano da Prisa de se desfazer de ativos não estratégicos para reduzir a sua dívida.
A transação está sujeita a certas condições, em particular a aprovação dos reguladores e a realização de um aumento de capital da Cofina em 85 milhões de euros para o financiamento parcial da compra da participação da Prisa na Media Capital, que detém a TVI.
A Cofina espera financiar a operação de compra com 220 milhões de euros de dívida (‘debt financing’) e 85 milhões de euros do aumento capital.
Segundo a empresa, 50 milhões de euros de fundos captados serão utilizados para pagar os custos da transação e refinanciar a dívida líquida da Cofina. Metade do aumento de capital será garantido pelos acionistas principais.
O grupo Cofina detém, além do Correio da Manhã e do Record, a CM TV, o Jornal de Negócios, a revista Sábado, entre outros títulos.
Por sua vez, a Media Capital conta com seis canais de televisão e a plataforma digital TVI Player. Além da TVI, canal generalista em sinal aberto que celebra 26 anos, conta com a TVI24, TVI Reality, TVI Ficção, TVI Internacional e TVI África. A Media Capital tem também rádios, onde se inclui a Comercial.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
OPA da Cofina à Media Capital: Prisa reduz riscos financeiros após venda do grupo da TVI, diz Fitch
{{ noCommentsLabel }}