Varela de Matos quer repetição de eleições a bastonário da Ordem dos Advogados

A primeira volta nas eleições da Ordem dos Advogados foi a primeira eleição por voto eletrónico. Menezes Leitão e Guilherme Figueiredo ganharam na primeira volta. Segunda volta marcada para dia 11.

O candidato a bastonário Varela de Matos avançou à TSF que vai pedir a repetição das eleições na Ordem dos Advogados por entender que “todos os resultados do ato eleitoral de estão sob suspeita”.

Isto depois de, naquela que foi a primeira eleição por voto eletrónico da Ordem dos Advogados para os órgãos da instituição, a comissão eleitoral ter anunciado vitória na corrida ao Conselho de Deontologia do Porto de uma candidata que afinal não terá sido a mais votada. “A lista candidata mais votada foi a lista V, do candidato Orlando Carvalho Leite e não a lista Z, da candidata Paula Alexandra Ferreira”, assumiu a associação pública no site oficial.

Em comunicado, o Comissão Eleitoral refere que já teve acesso ao Relatório de auditoria do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento (INOV/INESC) e assumiu que “a ordenação da lista vencedora no Conselho de Deontologia do Porto não respeitava os resultados da votação apresentados no interface gráfico da plataforma, tendo sido indicada como vencedora a lista que possuía menos votos”- E acrescentou que “nos Conselhos de Deontologia de Coimbra, Madeira e Açores, nos quais apenas existia uma lista, não constava a atribuição do último mandato”.

O “manifesto lapso” na divulgação do vencedor deveu-se a um “erro na aplicação do método de Hondt”, apesar de a contabilização das votações ter sido foi realizada de forma correta, explica a Ordem dos Advogados.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Varela de Matos quer repetição de eleições a bastonário da Ordem dos Advogados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião