Neurocientista norte-americana da Fundação Champalimaud recebe bolsa europeia de dois milhões euros

  • Lusa
  • 10 Dezembro 2019

Megan Carey, cientista norte-americana da Fundação Champalimaud, recebeu uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação, para estudar a coordenação do movimento pelo cérebro.

A neurocientista norte-americana Megan Carey, do Centro Champalimaud, em Lisboa, foi contemplada com uma bolsa de cerca de dois milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação, para aprofundar o estudo sobre a coordenação do movimento pelo cérebro.

O anúncio foi feito esta terça-feira em comunicado pela Fundação Champalimaud.

A investigadora, a trabalhar desde 2010 no Centro Champalimaud, onde lidera o Laboratório de Circuitos Neuronais e Comportamento, já tinha recebido, em 2014, uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação, no valor de 1,5 milhões de euros.

Com esta verba, a sua equipa desenvolveu um software que lhe permitiu identificar, em ratinhos, as “contribuições específicas de uma parte do cérebro — o cerebelo — para a coordenação da caminhada”.

Agora, com a nova bolsa atribuída pelo Conselho Europeu de Investigação, instância da Comissão Europeia direcionada para a ciência, Megan Carey “planeia comprar novos equipamentos e contratar investigadores, que se dedicarão a desvendar os circuitos neuronais responsáveis pela aprendizagem de novos padrões de caminhada”.

A equipa espera determinar como os componentes espaciais e temporais do controlo motor são codificados e comunicados através de circuitos neuronais no cérebro“, refere o comunicado da Fundação Champalimaud, ao qual pertence o centro de investigação onde trabalha a neurocientista norte-americana, acrescentando que a linha de estudo, que tem a duração de cinco anos, vai incluir “análise quantitativa do comportamento” e análise genética dos circuitos neuronais envolvidos.

A ideia é ver como o cérebro “aprende a coordenar o movimento de todo o corpo enquanto caminha em ambientes diferentes”, explica Megan Carey, citada no comunicado, salientando que se trata de “um desafio para os sistemas robóticos mais sofisticados”.

Em estudos anteriores, a neurocientista descobriu, em experiências realizadas com ratinhos, uma relação entre a velocidade da caminhada e a velocidade da aprendizagem e identificou circuitos neuronais que “reajustam a posição e a sincronização das patas dos ratinhos quando colocados em ambientes novos”.

As descobertas foram feitas graças a um software que foi criado para monitorizar e analisar em detalhe a locomoção em roedores, o LocoMouse, que recolhe e avalia dados sobre as trajetórias neuronais (a atividade dos neurónios, que são células cerebrais) implicadas nos movimentos corporais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Neurocientista norte-americana da Fundação Champalimaud recebe bolsa europeia de dois milhões euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião