Governo quer que IVA da luz possa variar com o consumo
O primeiro-ministro escreveu uma carta à presidente da Comissão Europeia para pedir a alteração dos critérios sobre o principio da estabilidade do IVA, para que a taxa varie consoante o consumo.
Numa altura em que se fala sobre a descida do IVA na energia, defendida pela maioria dos partidos, o primeiro-ministro revelou que pediu à Comissão Europeia para criar escalões nesta taxa. Com este esquema, a ideia é que a taxa varie mediante o consumo dos clientes.
António Costa escreveu uma carta à presidente da Comissão Europeia a “solicitar que sejam alterados os critérios sobre o principio da estabilidade do IVA” para que este “varie em função dos escalões de consumo” de energia, anunciou o primeiro-ministro no debate quinzenal desta terça-feira.
Ao explicar esta medida, o primeiro-ministro reiterou que é necessário “ser coerente” quando se discutem estas matérias. “Temos de baixar o custo da energia, de continuar a reduzir o défice tarifário. Antes de propormos benefícios fiscais para a energia convém lembrar que estamos em emergência climática“, disse Costa.
Esta iniciativa tinha já sido adiantada por Marques Mendes neste domingo, no seu comentário semanal na SIC. Perante a possibilidade de uma maioria negativa que force o Governo a baixar o IVA, Marques Mendes revelou que António Costa iria tentar “convencer” Bruxelas a aceitar que o imposto possa variar em função do consumo. Neste cenário, a perda de receitas será menor.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo quer que IVA da luz possa variar com o consumo
{{ noCommentsLabel }}