EDP vai produzir hidrogénio na central termoelétrica do Ribatejo

  • Lusa
  • 11 Dezembro 2019

A EDP vai testar a produção e armazenamento de hidrogénio na Central Termoelétrica do Ribatejo, no Carregado, anunciou António Mexia, líder da empresa.

A EDP EDP 0,28% está a preparar um projeto-piloto, que deverá arrancar no início de 2020, de produção e armazenamento de hidrogénio na Central Termoelétrica do Ribatejo, no Carregado, revelou o presidente executivo da empresa, António Mexia, à agência Lusa.

O projeto, “que deverá ser apoiado pela União Europeia”, prevê a “produção de hidrogénio a partir de eletrólise numa central de ciclo combinado”, disse António Mexia à margem de uma mesa redonda na qual participou na Conferência das Nações Unidas sobre alterações Climáticas (COP25), a decorrer em Madrid.

O responsável da EDP incluiu este projeto numa lista que enumerou para mostrar que a empresa é “líder mundial das renováveis”.

Dessa lista de projetos fazem parte as “redes inteligentes” (otimização dos sistemas de energia até chegar ao consumidor final) e o eólico flutuante (Windfloat Atlantic, uma central eólica no mar, ao largo de Viana do Castelo), entre outros.

Segundo fonte da EDP, o projeto de produção de hidrogénio, uma vez aprovado, “deverá arrancar no início de 2020”, estando prevista a construção da parte de demonstração na Central de Ciclo Combinado do Ribatejo a partir de 2022.

Com um eletrolisador (produzir hidrogénio e oxigénio a partir da água) com capacidade instalada de um MW (megawatt) e 12 MWh (megawatts por hora) de capacidade de armazenamento, este projeto-piloto será “uma referência e um dos maiores projetos” desta natureza em Portugal.

Segundo a fonte, esta será “certamente a tecnologia do futuro” para a produção de hidrogénio, permitindo o uso de renováveis, e “essencial” para que Portugal possa atingir as metas de neutralidade carbónica até 2050.

A EDP – através do NEW R&D Centre for New Energy Technologies e da EDP Produção – lidera o projeto-piloto de demonstração à escala industrial naquela central, prevendo-se que esteja envolvida uma equipa de cerca de 50 profissionais da empresa.

Com este projeto, segundo a mesma fonte, a EDP pretende “ganhar experiência prática na produção de hidrogénio e sua reconversão em eletricidade”, o que permitirá uma análise aprofundada da cadeia de valor do hidrogénio, estudando as aplicações e modelos de negócio mais favoráveis.

O hidrogénio é cada vez mais apontado como uma das alternativas para alcançar um futuro energético limpo, seguro e acessível.

Correção: Uma versão anterior referia que o projeto da EDP iria realizar-se na central do Carregado. No entanto, o projeto será na central do Ribatejo. Aos leitores e visados, as nossas desculpas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP vai produzir hidrogénio na central termoelétrica do Ribatejo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião