5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Leonor Rodrigues
  • 19 Dezembro 2016

Por cá, os lesados do BES vão conhecer a solução para o papel comercial e o BCP vota a desblindagem de estatutos. Lá fora, os investidores vão estar de olho na Fed e no Reino Unido.

O primeiro-ministro vai oficializar a solução encontrada para tentar compensar os lesados do BES esta segunda-feira. Ainda em Portugal, o BCP vai votar no aumento dos limites de voto pedido pela Fosun. Lá fora, Janet Yellen vai falar pela primeira vez desde que a Fed subiu as taxas de juro. No Reino Unido, a primeira-ministra britânica vai ao Parlamento, onde poderá dar alguma pista sobre o processo de saída do país da União Europeia.

Lesados do BES: Solução à vista

Os lesados do BES vão finalmente ter uma solução para as perdas relacionadas com o papel comercial, no seguimento da falência do banco liderado por Ricardo Salgado, em 2014. Os antigos clientes do BES vão poder recuperar entre 50% e 75% do montante aplicado. A confirmação oficial vai ser feita hoje pelo primeiro-ministro, António Costa, em São Bento, às 15h00 — era para ter acontecido no final da semana passada, mas foi adiada.

Acionistas do BCP deixam cair limite de votos

Os acionistas do BCP vão hoje votar o aumento do limite aos direitos de voto do banco liderado por Nuno Amado. Em causa está uma desblindagem dos estatutos, que atualmente limitam a votação a 20%. Tanto a Fosun como a Sonangol pediram ao BCE autorização para superar este limite. A decisão deveria ter sido conhecida no dia 21 de novembro mas a ausência de resposta do banco central adiou a votação para esta segunda-feira.

Mais novidades sobre o Brexit?

Theresa May vai falar no Parlamento britânico, onde poderá dar mais detalhes sobre a negociação da saída do Reino Unido da União Europeia. A primeira-ministra já disse que o país quer alcançar o melhor acordo comercial possível de acesso ao mercado único quando sair da região.

Confiança das empresas alemãs, preço das casas portuguesas

O instituto alemão Ifo vai divulgar os dados sobre a confiança das empresas na maior economia da Europa. Em Portugal, o Instituto Nacional de Estatística revela os números para a produção industrial referentes a novembro deste ano. Além disso, o instituto apresenta o índice de preços na habitação, um indicador que acompanha a evolução dos preços das casas em Portugal e também o número de imóveis vendidos.

Yellen fala pela primeira vez desde a subida dos juros

Janet Yellen fala hoje pela primeira vez desde que a Reserva Federal dos EUA subiu as taxas de juro. A presidente da Fed vai discursar sobre o estado do mercado laboral, um dos indicadores analisados pelo banco central na hora de tomar decisões de política monetária.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião