Dívida da Grécia em risco? Merkel mantém apoio a Tsipras

Merkel deu o sinal de apoio que Tsipras precisava, mas sem compromissos. A discussão continuará no Mecanismo Europeu de Estabilidade, mas principalmente no Eurogrupo com os restantes Estados-membros.

Entre a dívida grega e a crise dos refugiados, Angela Merkel mantém o apoio ao Governo do Syriza. Alexis Tsipras reuniu com a chanceler alemã em Berlim após o Conselho Europeu desta quinta-feira, um evento marcado pela vontade do Mecanismo Europeu de Estabilidade de suspender o alívio da dívida grega uma vez que não existe consenso no Eurogrupo.

Discussion between Angela Merkel, German Federal Chancellor, and Alexis Tsipras, Greek Prime Minister (in the foreground, from right to left)
Angela Merkel e Alexis Tsipras,© European Union , 2015 / EC - Audiovisual Service

O que fez a Grécia? Fez passar no Parlamento leis que restabelecem o 13.º mês para os pensionistas mais pobres e, além disso, o adiamento da subida do IVA nas ilhas que têm recebido milhares de refugiados. O que fez a Alemanha? Reagiu mal, mas parece que esta sexta-feira os ânimos já acalmaram: segundo a Bloomberg, Merkel afirmou hoje aos jornalistas, à margem do encontro com Alexis Tsipras, que a Grécia “está a passar por uma fase que não é fácil”, declarando a continuação do seu apoio.

Este não é o espaço onde as decisões vão ser feitas“, sentenciou a chanceler. O primeiro-ministro grego defendeu que o país que governa não pode cair outra vez na incerteza. Tsipras pediu “decisões corajosas” por parte de todos os seus parceiros para demonstrar aos investidores que a Grécia deixou a crise para trás. Merkel não comentou especificamente os gastos do Governo com os pensionistas, mas sinalizou que o assunto vai ser discutido, apesar de manter a discussão no Eurogrupo.

O assunto está em boas mãos com as instituições [europeias] e o Eurogrupo. Mas garanto que a declaração do primeiro-ministro grego sobre a situação será certamente tida em conta na discussão”, afirmou Angela Merkel aos jornalistas: “A nossa discussão não tem sido sempre fácil, mas temos sempre sido honestos e sinceros“.

Em causa está um apoio mais explícito em matéria de migração do que política orçamental, mas a chanceler alemã não parece estar inclinada a criar uma crise de dívida e política na Grécia, com a possibilidade de eleições em breve. Merkel demonstrou todo o apoio ao país para proteger as fronteiras tendo em conta a crise dos refugiados.

Editado por Paulo Moutinho

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida da Grécia em risco? Merkel mantém apoio a Tsipras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião