Merkel anuncia recandidatura

A chanceler alemão Angela Merkel anunciou aos membros do seu partido, a CDU, que vai recandidatar-se à liderança do partido e tentar obter um quarto mandato enquanto chanceler.

Angela Merkel pôs fim a meses de especulação sobre o seu futuro político e anunciou a recandidatura — a quarta.

“Pensei nisto durante imenso tempo. A decisão de concorrer a um quarto mandato – depois de onze anos no cargo – é tudo menos trivial” disse a chanceler alemã em conferência de imprensa, depois de uma reunião porta fechada com dirigentes da CDU.

A líder conservadora de 62 anos é amplamente vista como uma força estabilizadora na Europa, sobretudo depois do referendo no Reino Unido que ditou a saída da União Europeia, mas também depois da vitória de Donald Trump como Presidente do Estado Unidos. Merkel surge como o bastião dos valores liberais do Ocidente.

Merkel disse ainda que para o quarto mandato tem como objetivo trabalhar para que a sociedade se mantenha unida, evitando o alimentar de ódios. A responsável está à frente dos destinos da Alemanha há 11 anos e quer continuar. a Sua motivação é servir a Alemanha e quer usar os seus talentos para isso.

A decisão já tinha sido confirmada pela Bloomberg que citou três responsáveis presentes no encontro.

“Disse à CDU que estava pronta para assumir novamente”, disse a líder na conferência de imprensa. “Esta eleição vai ser ainda mais difícil do que as tivemos anteriormente uma vez que estamos a enfrentar uma forte polarização” na comunidade, frisou.

Merkel traçou ainda uma linha distintiva entre a Alemanha e os Estados Unidos, classificando como “grotesca” a campanha eleitoral conduzida em Terras do Tio Sam. Para a chanceler, a discussão política deve ser feita em torno de compromissos e não “lutas” e “incentivando ódios”. Além disso, sublinhou que para a Alemanha os valores da “democracia, liberdade e respeito dos direitos humanos e individuais” são pilares centrais do processo democrático.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Merkel anuncia recandidatura

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião