Ferrovia 2020 está “sensivelmente a meio” para execução plena em 2023

  • Lusa
  • 18 Dezembro 2019

Programa "está sensivelmente a meio", com 42% dos investimentos previstos em contratação, 52% em projeto e 6% já concluídos.

O presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), António Laranjo, garantiu, no Parlamento, que o programa Ferrovia 2020 está “sensivelmente a meio” e terá a sua execução plena em 2023.

O Ferrovia 2020 representa um investimento total nas infraestruturas ferroviárias de 2,171 mil milhões de euros, dos quais 49% financiados pelo Estado – através do Orçamento do Estado – e 51% suportado por fundos comunitários.

Segundo António Laranjo, que está a ser ouvido na Comissão de Economia, o programa “está sensivelmente a meio”, com 42% dos investimentos previstos em contratação, 52% em projeto e 6% já concluídos.

O objetivo, de acordo com o presidente da IP, é garantir que em 2020 todas as obras estarão no terreno para estarem executadas em 2023.

Em termos de empreitadas, de acordo com os dados trazidos à Comissão de Economia pela IP, 5% das obras estão atualmente concluídas, 37% estão em desenvolvimento e 58% em lançamento.

Entre os projetos, sinalizou, 69% estão concluídos e 31% em desenvolvimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ferrovia 2020 está “sensivelmente a meio” para execução plena em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião