Banco de Inglaterra mantém taxas de juro devido aos riscos que ainda persistem para a economia

  • Lusa
  • 19 Dezembro 2019

O banco central britânico manteve as taxas de juro em 0,75%, devido aos riscos que ainda persistem para a economia britânica, adiantando que "seguirá de perto" tudo o que se passe com o Brexit.

O Banco de Inglaterra manteve esta quinta-feira as taxas de juro no Reino Unido em 0,75%, devido aos riscos que ainda persistem para a economia britânica, desacelerada pela saída da União Europeia (UE), foi esta quinta-feira anunciado.

No final de uma reunião, sete dos nove membros do Comité de Política Monetária do banco central britânico votaram a favor de manter o preço do dinheiro para manter a inflação – atualmente em 1,5% – dentro do objetivo oficial de 2%.

Dois dos nove membros do comité manifestaram-se a favor de um corte de 0,5 pontos percentuais da taxa de juro.

Com a vitória do Partido Conservador nas eleições gerais de 12 de dezembro, a entidade considerou que “o sentimento (sobre a economia) das famílias e das empresas pode melhorar a curto prazo”, apesar de se ter mostrado cautelosa.

O banco decidiu manter o programa de estímulos quantitativo, no qual investiu 435.000 milhões de libras (513.300 milhões de euros) em títulos de dívida, sobretudo pública.

O Produto Interno Bruto (PIB) britânico cresceu 0,3% no segundo trimestre – entre julho e setembro – mas espera-se um ligeiro crescimento no último trimestre, informou o Banco de Inglaterra.

“O Comité seguirá de perto, entre outros fatores, a resposta das empresas e das famílias ao que se passe com o ‘Brexit’, bem como as perspetivas de uma recuperação no crescimento global”, adiantou o banco central.

No que toca às previsões para 2020, o Banco de Inglaterra reviu menos quatro décimas, para 0,8%, a previsão de crescimento económico do Reino Unido em 2020, devido à incerteza gerada pela negociação de um novo acordo comercial com Bruxelas depois do ‘Brexit’. A anterior previsão do banco central britânico era de 1,2%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Inglaterra mantém taxas de juro devido aos riscos que ainda persistem para a economia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião