Parlamento britânico aprova acordo do Brexit desenhado por Boris Johnson

O Parlamento do Reino Unido votou por larga maioria o plano de Boris Johnson para o Brexit, abrindo caminho à saída do país da União Europeia a 31 de janeiro.

O Parlamento britânico aprovou o plano de Boris Johnson para o Brexit, dando um passo crucial, mas não decisivo, para a saída do Reino Unido da União Europeia a 31 de janeiro de 2020, como prometeu o primeiro-ministro na campanha eleitoral.

A aprovação foi alcançada por uma larga maioria de 358 deputados, contra 234 que votaram contra o plano. Segundo o The Guardian, significa que o Parlamento deu “luz verde” aos princípios gerais do acordo para a saída ordenada, sendo que os termos do documento ainda vão ser sujeitos a uma análise mais detalhada na especialidade.

O resultado da votação torna claro o vasto apoio do Parlamento ao Partido Conservador de Boris Johnson, depois das eleições de quinta-feira da semana passada. O conservador conquistou 368 dos 650 lugares no Parlamento, alcançando a maioria absoluta e vincando a intenção de desencadear o Brexit até ao fim de janeiro.

De acordo com a Reuters, este passo representa ainda a confirmação de que a incerteza que tem pairado sobre o Brexit deu lugar à certeza de que o Reino Unido vai mesmo abandonar o bloco no arranque do ano que vem. Até aqui, o processo esteve envolto em avanços e recuos e pedidos para a realização de um segundo referendo ao Brexit, depois da vitória do “sair” num referendo em 2016.

Após a votação, o índice britânico manteve os ganhos ligeiros registados desde o arranque da sessão. O FTSE está a valorizar 0,09%, para 4.204,65 pontos. Já o pan-europeu Stoxx 600 ganha 0,76%, para 417,88 pontos. No mercado cambial, a libra valoriza face ao dólar, avançando 0,25% e comprando 1,304 dólares.

O Parlamento tem agora até 9 de janeiro para aprovar os termos finais do acordo do Brexit. A votação deverá ocorrer já depois do Natal.

(Notícia atualizada pela última vez às 15h04)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parlamento britânico aprova acordo do Brexit desenhado por Boris Johnson

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião