Greve de transportes em França já custou 400 milhões à empresa ferroviária estatal

  • Lusa
  • 24 Dezembro 2019

Cada dia da greve de transportes contra a proposta de reforma das pensões do presidente francês implica perdas de cerca de 20 milhões de euros.

A greve de transportes contra a proposta de reforma das pensões do presidente francês, Emmanuel Macron, já custou 400 milhões de euros à empresa ferroviária estatal e o valor pode aumentar se, como previsto, as paralisações continuarem depois do Natal.

Numa entrevista publicada esta terça-feira, o presidente da Sociedade Nacional de Caminhos de Ferro (SNCF), Jean-Paul Farandou, estimou que cada dia de greve implica perdas de cerca de 20 milhões de euros, o que, multiplicado pelos 20 dias de conflito, resulta em 400 milhões de euros, noticia a agência Efe.

Farandou sublinhou que é muito cedo para fazer um balanço total da situação para a empresa, entre outras razões porque os protestos continuam, mas avançou que as contas de 2019 serão “fortemente afetadas”.

O transporte ferroviário é, juntamente com o transporte metropolitano de Paris, o setor com maior monitorização dos protestos que começaram em 5 de dezembro e que afetam milhões de pessoas nas suas deslocações diárias.

O primeiro-ministro Édouard Philippe apresentou na segunda-feira um calendário de negociações sobre o projeto de reforma, a começar em 7 de janeiro, com os sindicatos e as entidades patronais, através de várias reuniões com os ministros competentes.

A proposta de alteração do sistema de pensões está a ser fortemente contestada em França, através de greves e manifestações. Nas últimas semanas, os trabalhadores do setor dos transportes, além de outros serviços, têm estado em greve e a situação ameaça manter-se até ao final do ano.

Entre os aspetos mais contestados estão a idade prevista para a reforma, que, segundo a proposta do Governo, passa dos atuais 62 para os 64 anos, bem como a medida que penaliza os trabalhadores que se aposentarem antes dessa idade com uma redução, premiando, por outro lado, os que saírem mais tarde da vida ativa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Greve de transportes em França já custou 400 milhões à empresa ferroviária estatal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião