Turismo espanhol vai ser o mais afetado na Europa em 2020 no pior cenário do Brexit

  • Lusa
  • 30 Dezembro 2019

As áreas mais prejudicadas seriam as ilhas Baleares e as Canárias, realça o estudo, lembrando que também seriam prejudicados outros destinos mediterrâneos (Turquia, Egito, Grécia, Tunísia e Marrocos).

O setor de turismo espanhol será o mais afetado na Europa em 2020 no pior cenário do Brexit, caindo 7% nas chegadas de turistas em termos de taxa homóloga, revela esta segunda-feira a Comissão Europeia de Viagens (ETC).

Nesta hipótese, se se somar a este processo a falência do operador britânico Thomas Cook, as chegadas de visitantes britânicos cairiam 8% em 2021, ou seja, uma queda estimada de 1,3 milhões de turistas, refere o relatório da ETC (European Travel Commission).

As áreas mais prejudicadas seriam as ilhas Baleares e as Canárias, realça o estudo, lembrando que também seriam prejudicados outros destinos mediterrâneos (Turquia, Egito, Grécia, Tunísia e Marrocos) que estão a recuperar grande parte do turismo que perderam a partir de 2011.

O estudo destaca em particular o caso da Turquia, pois reconhece que este país aumentou em 15% a chegada de turistas, tornando-se num “grande rival” para Espanha, graças à sua capacidade de alojamento e a uma oferta ampla com tudo incluído, que atrai muitas famílias europeias.

Ao nível europeu, Espanha foi este ano o país que menos cresceu em chegadas internacionais de turistas. Espanha ocupa a 26.ª posição num total de 34 países, segundo o estudo da ETC, tendo registado um aumento de chegadas de apenas 1,3% que se justifica pela queda registada nos mercados tradicionais. No topo da lista surge Montenegro (+18,1%), Turquia (+14,7%), Luxemburgo (+10,1%), Lituânia (+9,3%) e a Eslováquia (+9%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turismo espanhol vai ser o mais afetado na Europa em 2020 no pior cenário do Brexit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião