Livre não vai votar contra Orçamento, mas considera que documento não é “satisfatório”

A representante do partido Livre deixou em aberto o seu sentido de voto quanto ao Orçamento do Estado, dizendo apenas que não vai votar contra o documento.

A deputada única do Livre não desfaz o tabu e limita-se a dizer que o partido não vai votar contra o Orçamento do Estado (OE) para este ano. Assim, ficam em aberto as hipóteses de um voto a favor ou de uma abstenção.

“Não tenho intenção nenhuma de estar do lado dos partidos de direita”, começou por dizer Joacine Katar Moreira, em declarações à SIC, depois de os estes terem anunciado o voto contra à proposta do OE. A deputada acrescentou que este OE “não se analisa facilmente” e que “não é satisfatório”.

Minutos depois, em declarações aos jornalistas, e apesar de muita insistência, Joacine não quis revelar o sentido de voto do Livre. “É um OE que nos ilude e que nos desilude”, disse.

Contudo, acabou por dizer que, se o Governo precisar do voto a favor do Livre para aprovar o OE, o Executivo terá de, em troca, “olhar com mais objetividade e investir em áreas fundamentais para o reforço das medidas de aumento de justiça social e de justiça climática”.

Por fim sublinhou que o voto nesta fase da generalidade não “inibe minimamente” o partido de “alterar radicalmente” o voto até à última votação.

(Notícia atualizada às 12h26 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Livre não vai votar contra Orçamento, mas considera que documento não é “satisfatório”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião