Rui Pinto suspeito de negociar venda de dados a “entidades com relevante poder económico”

  • ECO
  • 7 Fevereiro 2020

Na altura da sua detenção, foi encontrado em casa de Rui Pinto um documento que mostra que o hacker estaria a negociar a venda de informações a este tipo de entidades.

O Ministério Público (MP) suspeita que o hacker Rui Pinto pudesse estar a negociar a venda de informações, obtidas através da entrada ilegal em sistemas informáticos, com entidades de “relevante poder económico”. Em contrapartida, o MP acredita que essas empresas poderão ajudar o hacker a “manter-se em local oculto”, avança o Diário de Notícias (acesso pago).

“À data da sua detenção o arguido detinha na sua residência um papel por si manuscrito, do qual resulta, indiciariamente, que se encontraria a negociar algum tipo de situação profissional ou de colaboração com terceiros, mediante determinadas condições que pretendia ver satisfeitas, de modo a assegurar o seu futuro”, refere o acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa proferido esta terça-feira, citado pelo Diário de Notícias.

“Nessas negociações”, refere o documento, “poderão estar envolvidas entidades com relevante poder económico e que o poderão auxiliar a manter-se em local oculto”.

Rui Pinto vai continuar em prisão preventiva porque, para além de não mostrar arrependimento, o Tribunal da Relação de Lisboa acredita não haver razão para que o hacker não continuasse a usar os seus conhecimentos informáticos para cometer crimes. Entre as acusações estão crimes de acesso ilegítimo, acesso indevido, violação de correspondência, sabotagem informática e tentativa de extorsão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rui Pinto suspeito de negociar venda de dados a “entidades com relevante poder económico”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião