Suspeitas de branqueamento de capitais congelam mais de 2,5 mil milhões de euros

  • ECO
  • 16 Fevereiro 2020

O número de operações bancárias suspensas mais do que triplicou em 2019 face ao ano anterior. Na origem da suspensão estiveram suspeitas de branqueamento de capitais ou de financiamento de terrorismo.

Suspeitas de branqueamento de capitais ou de financiamento de terrorismo levaram a Justiça portuguesa a ordenar o congelamento de mais de 2,5 mil milhões de euros no ano passado, adianta o Público (acesso pago). O número de operações bancárias suspensas mais do que triplicou em relação a 2018.

Enquanto em 2018 foram suspensas 143 operações bancárias, até 31 de outubro do ano passado já tinham sido suspensas 518. O valor das transações também atingiu maiores dimensões, sendo que o montante das operações suspensas em dólares ultrapassou o valor congelado em euros, em 2019.

As transações suspensas no ano passado atingiram o valor global de mais de dois mil milhões de dólares (cerca de 1,8 mil milhões de euros), ao que acrescem pelo menos 751 milhões em euros. Para além do aumento dos montantes congelados, também cresceram as comunicações de operações suspeitas que têm de ser transmitidas à Unidade de Informação Financeira da Polícia Judiciária e ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Suspeitas de branqueamento de capitais congelam mais de 2,5 mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião