Fed com moderado optimismo face à economia dos EUA apesar dos novos riscos

Responsáveis da Fed acreditam que apesar dos novos riscos resultantes do surto do coronavírus, será possível manter a estabilidade das taxas de juro este ano nos EUA.

A Reserva Federal (Fed) dos EUA está moderadamente otimista face ao rumo da economia norte-americana. Os responsáveis da autoridade monetária norte-americana apresentaram, apesar dos novos riscos, como o coronavírus, uma perspetiva “mais favorável” para o ritmo de crescimento dos EUA.

“De forma geral, os membros da Fed viram os riscos para as perspetivas económicas um pouco mais favoráveis do que na reunião anterior”, revelam as minutas da última reunião da Fed, de 28 e 29 de janeiro, em que a taxa diretora ficou inalterada num intervalo entre 1,5% e 1,75%. Isto mesmo num contexto de crescentes receios, a nível mundial, quanto ao impacto do coronavírus nas economias mundiais, principalmente a da China.

Esta visão positiva dos membros da Fed, justifica a perspetiva dos responsáveis de que a atual política monetária dos EUA irá, provavelmente, manter-se apropriada “por algum tempo”. No início deste ano, a Fed já tinha deixado claro que, após três cortes de juros em 2019, pretendia manter a taxa de referência estável.

Apesar de os responsáveis da Fed terem oferecido uma avaliação bastante otimista para a economia, esperando que a evolução dos gastos dos consumidores “evolua de forma consistente”, e que a criação de emprego se expanda a um ritmo “saudável”, as perspetivas para a expansão económica continuam moderadas. A Fed prevê que a economia cresça 2%, este ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed com moderado optimismo face à economia dos EUA apesar dos novos riscos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião