Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta na Alemanha

  • ECO
  • 21 Fevereiro 2020

O plano gerou polémica junto de grupos ambientalistas, que levaram o caso a Tribunal. A Justiça deu agora razão à empresa de Elon Musk.

A Tesla recebeu luz verde da Justiça alemã para destruir 92 hectares na Alemanha para construir a sua gigafábrica. A empresa liderada por Elon Musk está a preparar a primeira fábrica na Europa, mas queria, para isso, limpar uma floresta nos arredores de Berlim. O tribunal deu-lhe razão, segundo noticia o Deutsche Welle (acesso livre).

O plano gerou polémica junto de grupos ambientalistas, que levaram o caso a Tribunal, alegando que a construção da fábrica naquele local afetará a vida selvagem local, bem como o fornecimento de água. Perante a situação, o Tribunal Administrativo Superior de Berlim-Brandemburgo havia ordenado a suspensão do corte das árvores até nova decisão.

Musk reivindicou que a floresta existente não é natural, mas sim plantada para a indústria do papel, acrescentando que a fábrica gastará muito menos água do que os ambientalistas defendem. Agora, a Tesla foi autorizada a continuar, desbloqueando assim a construção da fábrica. Segundo o ministério alemão, as reclamações contra a construção da nova fábrica, a primeira na Europa, podem ainda ser feitas até 5 de março. Apenas depois disso, a permissão para a construção será analisada.

Em novembro do ano passado, o construtor de carros elétricos confirmou que vai abrir uma fábrica nos arredores de Berlim. A nova fábrica será a quarta da Tesla, depois das já existentes no Nevada, em Nova Iorque e em Xangai, sendo esta última a primeira fora dos Estados Unidos. Musk precisou mais tarde que a nova fábrica vai “construir baterias, motorização e veículos, começando com o modelo Y”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta na Alemanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião