Primeiro caso confirmado de um português com coronavírus. Doente está a bordo do navio Diamond Princess

  • ECO
  • 22 Fevereiro 2020

Doente está a bordo do navio Diamond Princess, que está ao largo da costa japonesa. A notícia está a ser avançada pela TVI.

Foi confirmado o primeiro caso de um português infetado com o novo coronavírus. Segundo a TVI, trata-se de um homem com 41 anos, que está isolado no cruzeiro Diamond Princess, onde trabalha há cinco anos.

Entretanto, este domingo, as autoridade japonesas confirmaram que o português, canalizador no navio Diamond Princess, atracado no porto de Yokohama, deu teste positivo ao coronavírus Covid-19, segundo disse à agência Lusa fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O cidadão português chama-se Adriano Luís Maranhão, é natural da Nazaré, e exerce funções como primeiro canalizador naquela embarcação, que se encontra em quarentena ao largo da costa do Japão, segundo os relatos da estação de televisão de Queluz.

O português está no Diamond Princess desde 13 de dezembro, “e realizou as análises na passada quinta-feira. Soube o diagnóstico por volta das 14:00 deste sábado (hora portuguesa), e está isolado numa cabine do navio”, relata a TVI.

Desde que foi detetado no final do ano passado, na China, o
coronavírus Covid-19 já provocou 2.345 mortos e infetou mais de 76 mil pessoas a nível mundial. A maioria dos casos ocorreu na China, em particular na província de Hubei, no centro do país, a mais afetada pela epidemia.


Além das vítimas mortais no continente chinês, morreram cinco pessoas no Irão, três no Japão, duas na região chinesa de Hong Kong, duas na Coreia do Sul, uma nas Filipinas, uma em França, uma em Taiwan e duas em Itália.

Este sábado foi noticiado precisamente que uma segunda pessoa, com coronavírus Covid-19, morreu em Itália, onde foram identificados mais de 30 casos de contaminação até agora, dos quais 25 na Lombardia (região de Milão).

Esta segunda vítima mortal, que estava hospitalizada há 10 dias, segundo a agência Lusa, é uma mulher italiana residente na Lombardia, onde mais de uma dezena de localidades, com uma população estimada de 50.000 pessoas, estão em quarentena, decretada pelas autoridades, desde sexta-feira.

Em território português ainda não foi detetado nenhum caso de contágio e todos as situações suspeitas até agora foram negativas. Na semana passada, um grupo de 20 pessoas que veio de Wuhan (18 portugueses e duas brasileiras) terminou a quarentena no Hospital Pulido Valente, em Lisboa. Abandonaram a unidade hospitalar sem que lhes tivesse sido diagnosticado qualquer problema.

(Notícia atualizada no dia 23 de fevereiro, com a confirmação oficial)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primeiro caso confirmado de um português com coronavírus. Doente está a bordo do navio Diamond Princess

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião