Lucros do Sporting caem para 2,8 milhões no primeiro semestre. Indemnizações pesam

Resultado líquido da SAD caiu 56% no primeiro semestre da atual época, penalizado pelas indemnizações a jogadores que rescindiram contratos. Destaque positivo para aumento das receitas de bilheteira.

A SAD do Sporting fechou o primeiro semestre da atual época desportiva com lucros de 2,8 milhões de euros. Trata-se de uma quebra de 56% face ao mesmo período do ano anterior, com esta a ser condicionada em grande medida pelas indemnizações pagas a jogadores que deixaram Alvalade.

Em comunicado enviado à CMVM na madrugada deste sábado, o clube de Alvalade dá conta que os seus lucros no período entre julho e dezembro do ano passado, correspondente ao primeiro semestre da época desportiva, ascenderam a 2,828 milhões de euros. Este valor corresponde a uma redução de 56% face aos 6,447 milhões de euros verificados no período homólogo.

A contribuir para essa redução estiveram as indemnizações que a SAD do Sporting teve de pagar a vários jogadores, no seguimento do caso das agressões na Academia de Alcochete. “O valor relativo às indemnizações por rescisão de contratos de trabalho desportivo ascende a cerca de 6,6 milhões de euros“, dá conta o comunicado.

Apesar desse efeito negativo nas contas, a SAD de Alvalade refere que “permitirá uma poupança líquida de cerca de 35 milhões de euros, parte significativa da qual irá refletir-se ainda na corrente época”.

Referência positiva ainda para o aumento de 5% das receitas de merchadising, bilheteiras e patrocínios, bem como para as receitas angariadas com a venda de jogadores.

Nomeadamente, a venda do Raphinha por 21 milhões de euros e de Thierry Correia por 12 milhões de euros. É referido ainda o acordo sobre Daniel Podence com o Olympiacos por 7 milhões de euros.

Nesse quadro, a Sporting SAD fechou o primeiro semestre da época desportiva de 2019/20 com um volume de negócios de 91,5 milhões de euros, o que representa um aumento de 3% face ao período homólogo. “Este crescimento é suportado pelo aumento das receitas decorrentes da venda de direitos desportivos de jogadores”, refere precisamente a SAD leonina.

Já do ponto de vista do capital próprio da SAD leonina registou-se uma melhoria, com este a ficar menos negativo. Passou de -23,604 milhões de euros no final de 2018, para -20,778 milhões de euros no final do ano passado. A SAD do Sporting amortizou ainda 17 milhões de euros da sua dívida bancária.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros do Sporting caem para 2,8 milhões no primeiro semestre. Indemnizações pesam

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião