Toshiba arrisca-se a perder 4,3 mil milhões

  • ECO
  • 27 Dezembro 2016

As ações da fabricante japonesa de produtos eletrónicos tombaram 16%. A descida foi provocada por notícias de que a Toshiba pode vir a registar um prejuízo devido às operações nucleares nos EUA.

As ações da Toshiba registaram a queda mais acentuada desde maio de 2015. Mas porquê? Notícias avançam que a empresa pode registar um prejuízo devido às operações nucleares nos EUA. Na base do problema parece estar uma discrepância em relação ao valor dos ativos.

Os títulos da fabricante japonesa de produtos eletrónicos chegaram a tombar 16% para 371 ienes durante a sessão de Tóquio. Esta descida foi provocada por notícias de que a Toshiba terá de suportar um prejuízo de 500 milhões de ienes (4,3 mil milhões de dólares) devido às operações nucleares que tem nos EUA.

De acordo com as notícias avançadas pelo Nikkei, o prejuízo deve estar relacionado com uma disputa devido ao valor da aquisição da unidade de serviços nucleares da Chicago Bridge & Iron pela Westinghouse Electric da Toshiba. O jornal diz que as perdas devem ser de 100 mil milhões de ienes, mas o canal NHK noticia que o total pode chegar aos 500 mil milhões de ienes. A Toshiba já disse que não é a fonte destas notícias e que está a avaliar o valor atual dos ativos.

“Assumindo que o artigo está correto, prevemos que a fraca posição financeira da Toshiba seja ainda mais penalizada”, diz o analista da Mizuho Securities Co. Takeshi Tanaka. Estas perdas anulariam o lucro líquido de 168 mil milhões de ienes que os analistas projetam, em média, para o ano fiscal que termina em março. A empresa sediada em Tóquio registou um prejuízo de 460 mil milhões de ienes no ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Toshiba arrisca-se a perder 4,3 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião