Descoberta caixa negra de avião russo que caiu no Mar Negro
O avião que transportava 92 pessoas que tinham como destino a Síria despenhou-se este domingo, sem que se conheçam ainda as causas do acidente.
As razões que causaram o acidente do avião russo que se despenhou no Mar Negro este domingo com 92 pessoas a bordo podem tornar-se conhecidas em breve, agora que uma vasta operação de buscas permitiu descobrir a principal caixa negra do voo.
O avião, que se despenhou pouco depois da descolagem na madrugada de domingo, tinha como destino a base do exército russo na Síria e transportava mais de 60 membros do Alexandrov Ensemble, um coro militar das Forças Armadas Russas. Ainda não é conhecida a causa do acidente, mas a Agence France Presse noticia que os investigadores não estão a considerar a hipótese de se ter tratado de um ataque terrorista.
A caixa negra, que foi descoberta esta terça-feira a 1600 metros da costa do Mar Negro e a 17 metros de profundidade, segundo anunciou o Ministério da Defesa russo, poderá ajudar a deslindar o motivo da queda do avião, entre quatro cenários que estão a ser considerados pelas autoridades russas: erro do piloto, falência técnica, combustível defeituoso ou um objeto estranho no motor.
Já foram recuperados 12 corpos e 156 partes de corpos do Mar Morto, disse ainda o Ministério da Defesa, que vão ser enviados para Moscovo para serem identificados.
O jato tinha partido originalmente da região de Moscovo, mas parou em Sochi, perto do Mar Morto, para reabastecer. Além do Coro do Exército Vermelho, seguiam ainda a bordo oficiais militares e jornalistas.
O mesmo tipo de jato, o Tu-154, já esteve envolvido em vários acidentes nos últimos anos. Em abril de 2010, o presidente polaco Lech Kaczynzki morreu quando o Tu-154 em que se deslocava com a sua delegação se despenhou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Descoberta caixa negra de avião russo que caiu no Mar Negro
{{ noCommentsLabel }}