BCE pede aos bancos para congelarem dividendos por causa do vírus

Supervisor liderado por Christine Lagarde pretende que os acionistas dos bancos também sejam chamados a participar no "esforço coletivo" de ajudar famílias e empresas durante a pandemia.

O Banco Central Europeu (BCE) disse aos bancos que não devem pagar dividendos aos acionistas pelo menos até 1 de outubro, isto para aumentar a sua capacidade de resposta à crise do coronavírus.

“O BCE atualizou sua recomendação aos bancos sobre distribuição de dividendos. Para aumentar a capacidade de absorver perdas e conceder empréstimos a famílias, pequenas empresas e corporações durante a pandemia de coronavírus, os bancos não devem pagar dividendos para os exercícios de 2019 e 2020 até pelo menos 1 de outubro de 2020“, anunciou esta sexta-feira o regulador europeu.

Os bancos também devem abster-se de recompras de ações destinadas a remunerar os acionistas, acrescentou.

Vários bancos já cancelaram ou reduziram dividendos que previam pagar. Por cá, o BCP anunciou esta quinta-feira que não vai remunerar os acionistas para reforçar os seus capitais, justificando a decisão com a recente crise provocada pelo surto do coronavírus no país. Em contrapartida, o banco vai compensar os trabalhadores com 5,3 milhões de euros pelos cortes salariais entre 2014 e 2017.

O BCE pede aos acionistas dos bancos que participem no “esforço coletivo” de apoiar a economia. “O capital conservado também pode ser usado para apoiar famílias, pequenas empresas”, assinala a entidade liderada por Christine Lagarde.

Esta nova recomendação não cancela retroativamente os dividendos já pagos por alguns bancos para o exercício de 2019, diz ainda o BCE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE pede aos bancos para congelarem dividendos por causa do vírus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião