Vice-presidente do BCE diz que coronabonds não são o único instrumento para combater vírus

O ex-ministro da Economia espanhol defende que a ferramenta mais poderosa para enfrentar o coronavírus é o Banco Central Europeu.

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE) e ex-ministro da Economia espanhol defende que as chamadas coronabonds, um mecanismo europeu comum de emissão de dívida, não são o único instrumento, nem o mais eficaz, para fazer frente à pandemia do novo coronavírus.

“Não é a única ferramenta defensiva nem certamente a mais poderosa“, disse Luis de Guindos, citado pela Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês). “A mais poderosa é sem dúvida o BCE”, argumentou o ex-ministro da Economia espanhol. O banco já apresentou algumas medidas, nomeadamente um programa de compra de ativos públicos e privados no valor de 750 mil milhões de euros.

São vários os líderes europeus que defendem este instrumento, que inclusive enviaram uma carta ao presidente do Conselho Europeu a pedir a sua implementação. Entre os subscritores da carta encontra-se o primeiro-ministro português, António Costa, bem como o chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez.

No entanto, há também alguns Estados-membros que se opõem à ideia. Depois de uma reunião do Conselho Europeu, na quinta-feira passada, onde o tema foi discutido, os governantes apenas concordaram em convidar o Eurogrupo a apresentar propostas, dentro de duas semanas, para fazer face ao impacto do vírus.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vice-presidente do BCE diz que coronabonds não são o único instrumento para combater vírus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião