Taxa de desemprego em Portugal terá caído para os 6,5% em fevereiro

O INE reviu em baixa a estimativa para o desemprego em janeiro, que se fixou nos 6,7%. Já para fevereiro, os números provisórios apontam para uma taxa de 6,5%.

A taxa de desemprego em Portugal caiu para os 6,5% em fevereiro, mostram as estimativas publicadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta terça-feira. Já em janeiro a taxa de desemprego foi de 6,7%, abaixo do valor provisório divulgado pelo INE no mês passado.

O INE sublinha que “a informação deste destaque não reflete ainda a situação atual determinada pela pandemia Covid-19”, acrescentando que “é possível que as tendências aqui analisadas se venham a alterar”.

Em fevereiro de 2020 a população desempregada correspondeu a 336,3 mil pessoas, de acordo com a estimativa. Este número representa um decréscimo de 3,8% em relação ao mês anterior e de 3,1% relativamente a três meses antes (novembro de 2019), tendo ficado “praticamente inalterada por comparação com o mês homólogo de 2019”, aponta o INE.

A taxa de desemprego dos jovens no segundo mês do ano foi estimada em 19,5%, igualando a do mês anterior. Já na taxa de desemprego dos adultos verificou-se uma diminuição de 0,2 p.p. relativamente ao mês anterior, para 5,5%.

No que diz respeito à taxa de janeiro, com os números confirmados agora pelo INE passa a ter-se registado uma estabilização nesse mês, em vez de uma subida, já que foi um valor igual ao do mês anterior. Quer isto dizer que 2020 arrancou com uma estabilização da taxa de desemprego nos 6,7%.

Comparando com o mês anterior, dezembro, a população desempregada aumentou 1,8 mil pessoas (0,5%) e a população empregada aumentou 8,1 mil pessoas (0,2%), nota ainda o INE.

(Notícia atualizada às 11h45)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de desemprego em Portugal terá caído para os 6,5% em fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião