Grande Porto bate recordes na reciclagem em 2019

Porto e outros sete outros municípios reciclaram mais de 8,5 mil toneladas de materiais no ano passado. "Comportamento ambientalmente responsável dos cidadãos" é um dos principais motivos deste valor.

Em 2019, a Lipor, entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos do Grande Porto, recebeu o “maior valor de sempre” de reciclagem. No total, foram recebidos mais de 8,5 mil toneladas de materiais recicláveis encaminhados pelos cidadãos e, ao mesmo tempo, menos duas mil toneladas de lixo do que em 2018.

“No ano passado foram recebidas, 1.857,93 toneladas de biorresíduos (+4,24% que em 2018), mais 6.654,96 toneladas de materiais entregues para reciclagem nos ecopontos, ecocentros e zonas de recolha seletiva (+13,58% que em 2018 – papel, plástico e vidro) e menos 2.077,10 toneladas de lixo (-0,51% que em 2018)”, explica a autarquia portuense numa nota publicada no site do município.

A Lipor é também a entidade responsável pela gestão dos resíduos urbanos produzidos pelos municípios associados, como é o caso de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

Fonte oficial da autarquia portuense disse ao ECO que este recorde se deve também aos “cidadãos que estão a dar o bom exemplo e a terem comportamentos ambientalmente responsáveis”.

A conclusão resulta da análise aos dados do último ano, que está disponível para consulta no site da empresa municipal Porto Ambiente. Dos números disponíveis destaca-se também um crescimento notório de 11,3% na fração seletiva e a suplantação do objetivo de 10% de deposição em aterro, estabelecido pelo Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, tendo o Porto enviado menos de 1% de resíduos para aterro.

De acordo com a autarquia “a cidade está alinhada com as melhores práticas europeias relativamente à política de Aterro Zero (Zero Landfill)”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grande Porto bate recordes na reciclagem em 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião