Turismo já recebeu 2.000 candidaturas para a linha de apoio de 60 milhões de euros

No espaço de uma semana, mais de 2.000 microempresas pediram apoios do Governo. Foram lançadas mais três linhas de crédito, num total de 1.700 milhões de euros.

O Governo criou uma linha de crédito de 60 milhões de euros para apoiar as microempresas turísticas que estejam a ter dificuldades nesta altura de crise pandémica. E a necessidade é tanta que, no espaço de apenas uma semana, já foram recebidas mais de 2.000 candidaturas, num total de cerca de 20 milhões de euros. Contudo, apenas foram concedidos 3,7 milhões de euros em apoios, anunciou o Turismo de Portugal.

Os pedidos de apoio vieram de todo o tipo de microempresas, a maioria da restauração e bebidas (32%) e do Alojamento Local (24%). Os restantes setores distribuem-se entre animação turística e organização de eventos (19%), agências de viagens (18%), empreendimentos turísticos (6%) e rent-a-car (1%), detalhou a entidade, em comunicado enviado esta terça-feira.

Podem candidatar-se a estes apoios as empresas e empresários em nome individual, com menos de dez postos postos de trabalho e com um volume de negócios anual inferior a dois milhões de euros. Excluídas estão as microempresas em dificuldades.

O apoio é calculado em função do número de trabalhadores existentes em fevereiro, multiplicado por 750 euros por cada um e por um período de três meses, até um máximo de 20 mil euros por empresa. Este apoio não vence juros e é reembolsado no prazo de três anos, incluindo um período de carência de 12 meses. Para se candidatarem, os interessados devem preencher o formulário no Portal Business do Turismo de Portugal.

Criadas três novas linhas de apoio de 1.700 milhões

Para além da Linha de Apoio à Tesouraria para Microempresas do Turismo, dotada com 60 milhões de euros, o Governo criou ainda outras três, com uma dotação total de 1.700 milhões de euros, todas com o mesmo objetivo: minimizar os impactos provocados pelo surto de coronavírus no setor. São elas: Linha de Apoio a Empresas do Turismo (900 milhões de euros), Linha de Apoio a Empresas de Restauração e Similares (600 milhões de euros) e Linha de Apoio a Agências de Viagens, Animação Turística, Organização de Eventos e Similares (200 milhões de euros).

A estas linhas podem candidatar-se microempresas, Pequenas e Médias Empresas (PME), Small MidCap e MidCap. Estas entidades têm de ter comprovada uma “situação líquida positiva no último balanço aprovado, uma situação líquida negativa atual e regularização em balanço intercalar aprovada até à data da operação, ou independentemente da respetiva situação líquida, iniciado atividade há menos de 12 meses contados desde a data da candidatura”, diz o Turismo de Portugal.

Para além destas linhas de financiamento, a instituição refere ainda que tem disponíveis vários tipos de apoios às empresas do setor, desde um centro de atendimento especializado, que já deu resposta a mais de 3.000 contactos, um serviço de consultoria especializada aos empresários, que já respondeu a mais de 1.800 pedidos de informação, e um programa de consultoria online para empresas.

(Notícia atualizada às 17h33 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turismo já recebeu 2.000 candidaturas para a linha de apoio de 60 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião