Galp e BCP arrastam bolsa de Lisboa para o vermelho
O PSI-20 acompanha as quedas dos pares europeus, um dia em que o receio dos investidores volta a inundar de vermelho os principais índices.
Após ganhos modestos na sessão anterior, a bolsa de Lisboa volta a mergulhar no vermelho. O PSI-20 recua em linha com os pares europeus, num dia em que os receios sobre a pandemia voltam a marcar o sentimento dos investidores. Por Lisboa, Galp Energia e BCP exercem a maior pressão.
O PSI-20 desvaloriza 0,3%, para os 3.981,76 pontos, com a maioria dos seus 18 títulos em terreno negativo. O Stoxx 600, índice de referência para as ações europeias, desliza 0,2%.
“Os investidores permanecerão vigilantes em relação aos efeitos económicos da pandemia e à sua difusão e combate”, diz o BPI no seu diário de bolsa, relativamente ao rumo esperado para as ações europeias nesta sexta-feira.
A progressão da pandemia já levou a que se registem já um milhão de infetados em todo o mundo, enquanto a economia dos EUA também dá sinais de preocupação. Na quinta-feira, foi divulgado que perto de dez milhões de pessoas perderam o emprego naquele país nas últimas duas semanas.
Por cá, a Galp é um dos títulos que mais pressiona o comportamento do índice PSI-20. As suas ações recuam 1,85%, para os 10,29 euros, corrigindo da valorização de quase 3% registada na sessão anterior, dia em que o petróleo disparou face à perspetiva de um acordo entre a Rússia e a Arábia Saudita com vista a um corte concertado da produção da matéria-prima. Entretanto, Putin negou já haver um acordo nesse sentido.
Nesta sexta-feira, as cotações do “ouro negro” seguem em sentidos inversos nos dois lados do Atlântico. Enquanto o barril de brent londrino valoriza 1,6%, estando já acima dos 30 dólares, nos 30,42 dólares, o crude norte-americano cai 2,17%, para os 21,77 dólares.
Também o BCP se destaca entre as maiores quedas do PSI-20. As ações do banco liderado por Miguel Maya recuam 2,02%, para os 9,21 cêntimos. Já os CTT perdem 1,53%, para os 2,255 euros por ação.
(Notícia atualizada às 8h30)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Galp e BCP arrastam bolsa de Lisboa para o vermelho
{{ noCommentsLabel }}