Mais de um milhão de famílias já entregou a declaração de IRS

  • ECO
  • 6 Abril 2020

Em apenas cinco dias foram já submetidas quase um quinto das declarações de rendimentos que deverão chegar, este ano, à Autoridade Tributária.

Já foram entregues mais de um milhão de declarações de rendimentos referentes ao ano passado. A fasquia foi superada este domingo, dia em que os portugueses validaram quase 100 mil declarações do Modelo 3 do IRS, de acordo com os dados da Autoridade Tributária.

A campanha de IRS deste ano arrancou a 1 de abril, tendo cerca de 570 mil contribuintes entregue ao Fisco, logo no primeiro dia, as suas declarações de rendimentos. Esse número tem vindo a crescer, tendo já quase duplicado.

Durante o fim de semana foram submetidas quase 200 mil declarações, elevando o total de famílias que já cumpriram com a obrigação de preenchimento do Modelo 3 para 1.088.423.

Em apenas cinco dias foram já submetidas quase um quinto das declarações de rendimentos que deverão chegar, este ano, à Autoridade Tributária. Os contribuintes têm até ao final de maio para o fazer, mas muitos procuram acelerar este processo, obtendo mais rapidamente o reembolso, caso exista lugar a tal.

Tendo em conta o contexto de incerteza causado pela pandemia de coronavírus, o Governo não se está a comprometer, este ano, com os reembolsos rápidos (em média, 15 dias), que tinham sido registados nos últimos anos. O secretário dos Assuntos Fiscais, Mendonça Mendes, garantiu apenas que há condições para cumprir os prazos legais: por lei, o reembolso tem de ser pago (nos casos em que se aplica) até ao final de julho.

Perante o surto de coronavírus, o Governo e a Autoridade Tributária têm, de resto, apelado aos contribuintes para que fiquem em casa e não se dirijam aos serviços presenciais das Finanças. Aconselham, em alternativa, o recurso da linha telefónica e do e-Balcão para o esclarecimento de dúvidas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de um milhão de famílias já entregou a declaração de IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião