Governo estuda plano para começar a reabrir comércio em maio

  • ECO
  • 10 Abril 2020

O primeiro-ministro vai começar a delinear na próxima semana um plano para começar a reabrir o comércio em maio, de forma gradual.

António Costa, primeiro-ministro, vai reunir na terça-feira com economistas e responsáveis do Instituto Nacional de Estatística, Conselho de Finanças Públicas, Banco de Portugal, ISEG e Universidade Católica, para medir o pulso à economia. A notícia foi avançada pelo Expresso (acesso pago), que indica que o objetivo é perceber quais as atividades de comércio e que tipos de serviços poderão reabrir em maio, e começar a delinear um plano.

Além disso, da reunião semanal do Governo com especialistas em saúde pública, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, espera ouvir a notícia de que não se justifica pensar numa quarta renovação do estado de emergência já em maio. No entanto, o Público (acesso condicionado) noticia também, esta sexta-feira, que o Governo admite o prolongamento do estado de emergência até 15 de maio, o que implicaria, pelo menos, mais dois prolongamentos da situação atual.

Segundo o Expresso, se o cenário epidemiológico for favorável, a intensão dos órgãos de soberania é a de retomarem gradualmente a atividade económica a partir do fim deste mês, já sem estado de emergência. Ainda assim, o semanário salienta que alguns especialistas em saúde pública já ponderaram um alargamento do estado de emergência num quarto decreto presidencial, ainda que tal não esteja nas agendas do Presidente e do chefe do Governo.

Já o Público escreve que o Governo tem em cima da mesa vários cenários sobre quando poderá ser levantado o estado atual e uma interpretação menos otimista e mais prudente do que a do Presidente da República, que disse esta semana que “se queremos ganhar a liberdade em maio, temos de a conquistar em abril”.

(Notícia atualizada às 11h48 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo estuda plano para começar a reabrir comércio em maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião