Generali reduz salários da administração e paga dividendos em duas parcelas

  • ECO Seguros
  • 12 Abril 2020

A seguradora confirma proposta de distribuição de dividendos sobre lucros de 2019 e anuncia que 20% da parte fixa dos salários de executivos do grupo irá reforçar um fundo internacional.

Respondendo a recomendações prudenciais emanadas das autoridades de regulação europeia e italiana (EIOPA e IVASS), a Assicurazioni Generali anuncia que mantém a proposta de distribuição de dividendos relativos ao exercício de 2019, pelo montante de 0,96 euros por ação, mas o procedimento será concretizado em duas vezes.

A decisão foi tomada em reunião do conselho de administração (CA), dispondo que a primeira parcela (0,50 euros por ação) será paga em maio e, a segunda fatia, correspondente a 46 cêntimos por título será disponibilizada aos acionistas num momento mais próximo do final do ano. Esta parcela final fica sujeita a uma avaliação por parte do CA, da posição de capital da Generali e demais requisitos regulatórios (incluindo os que nessa altura regulem a distribuição de lucros), detalha a instituição sediada em Turim.

Enquadrando a decisão, a Generali assume que o impacto final da crise (pela pandemia covid-19) é ainda incerta, mas também não vê razões para duvidar da estabilidade do grupo segurador, cujo rácio de solvência se mantém sólido e dentro do alvo operacional. Adicionalmente, o CA da seguradora italiana reconhece que a distribuição de dividendos constitui fonte de receita importante para muitos investidores institucionais, investidores do segmento retalhista, em particular no contexto atual, sustenta o comunicado do board liderado por Gabriele Galateri di Genola.

O grupo fechou exercício de 2019 com resultado operacional histórico. No entanto, ciente da situação global provocada pela emergência da pandemia, o presidente executivo, os membros do comité executivo e os diretores com responsabilidades estratégicas decidiram voluntariamente abdicar de 20% do montante da base fixa salarial, contando de abril até ao final de 2020.

O dinheiro reunido com esta medida irá reforçar os 100 milhões de euros que a Generali já disponibilizou para um fundo internacional de sua iniciativa, conforme anunciado me março.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Generali reduz salários da administração e paga dividendos em duas parcelas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião