Covid-19: 88% dos portugueses dão nota positiva ao Governo

Atuação do Governo liderado por António Costa na resposta à pandemia tem nota positiva da grande maioria dos portugueses. Presidente da República também está a melhorar a imagem junto da população.

A atuação do Governo na resposta à pandemia de Covid-19 merece nota positiva de 88% dos portugueses, segundo uma sondagem realizada pela Marktest. Também o Presidente da República melhorou a sua imagem nos últimos dias.

Os resultados do inquérito realizado nos dias 6, 7 e 8 de abril mostram ainda que o índice de Avaliação de Desempenho do Governo atinge os 76,5 pontos, mais 2,5 pontos face à semana passada, sendo o mais elevado de sempre nestas últimas 4 semanas.

Quanto a Marcelo Rebelo de Sousa melhorou a sua avaliação na última semana para níveis próximos dos valores do Executivo. O índice de Avaliação de Desempenho do Presidente da República regista 74,2 pontos, registando uma subida de 7,2 pontos face à semana passada.

Quanto ao índice de Expectativa Económica dos portugueses, que avalia a sua situação económica pessoal e do país daqui por um ano, mantém-se em níveis inferiores aos que foram registados durante a última crise que trouxe a troika a Portugal. Em 2013, este índice registou o valor de 32,2%, tratando-se do valor mais elevado desde de 2010. Hoje em dia, por causa do impacto da pandemia, o índice não vai além dos 18,9, tendo melhorado ligeiramente face à semana anterior.

Os portugueses acreditam que o impacto do surto terá implicações sobretudo no mercado de trabalho. Nove em cada dez inquiridos considera que o desemprego vai aumentar. Por outro lado, 48,5% acreditam que os salários vão sofrer cortes, enquanto 30% antecipam um corte no subsídio de Natal e no subsídio de férias.

A sondagem foi realizada pela Marktest, através de CAWI (Computer Assisted Web Intereview), junto de uma amostra de 520 inquiridos, com mais de 18 anos, residentes em Portugal Continental. Os resultados do estudo foram ponderados e extrapolados para o universo em estudo (8.250.000).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Covid-19: 88% dos portugueses dão nota positiva ao Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião