Governo levanta cerca sanitária em Ovar. Vão existir regras para comemorações no 1º de maio

Mantêm-se as medidas definidas no último estado de emergência, nomeadamente o dever geral de recolhimento dos portugueses.

O novo período de estado de emergência, que decorre até 2 de maio, traz o levantamento da cerca sanitária de Ovar e a possibilidade de comemorações oficiais do 1º de maio. Além disso, a maior parte das medidas mantém-se, nomeadamente o dever geral de recolhimento.

A cerca sanitária de Ovar, determinada há cerca de um mês, cessa esta sexta-feira à meia-noite. As pessoas de Ovar que trabalham fora do concelho passam a poder fazê-lo, e quem resida fora do concelho pode ir lá trabalhar. Mantêm-se, ainda assim, um conjunto de restrições, nomeadamente as regras em vigor no território nacional.

Quanto ao 1º de maio, o ministro da Administração Interna sinaliza a possibilidade da realização das comemorações oficiais, que terão de decorrer de acordo com regras requisitos de distanciamento social e em articulação entre forças de segurança e centrais sindicais, em conferência de imprensa. Na próxima semana, as forças de segurança e o ministério “entrarão em contacto com centrais sindicais para estabelecer formas adequadas” de realizar as celebrações.

“Passaremos os próximos 15 dias a organizar e preparar o levantamento de medidas, mas isto significa que permanecem em vigor” aquelas já determinadas no decreto anterior. Entre estas restrições inclui-se o recolhimento obrigatório para infetados, dever especial de proteção para grupos de risco e o dever geral de recolhimento de todos portugueses, com as exceções já previstas.

“É muito importante que comecemos a falar sobre o processo de levantamento de medidas, mas durante estes quinze dias estamos exatamente nas mesmas circunstancias que estávamos até aqui“, diz a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva. As únicas medidas que já caíram são as restrições relativas ao período da Páscoa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo levanta cerca sanitária em Ovar. Vão existir regras para comemorações no 1º de maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião