Primeiro raio-x à crise provocada pela pandemia em 6 gráficos

Os indicadores avançados já mostram como a (quase) paralisação da economia está a afetar a confiança e a atividade económica em Portugal.

Este comportamento reflete a deterioração muito rápida da confiança transversal a todos os setores e aos consumidores, o que se explica pela natureza repentina do choque pandémico.

Os números divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) permitem fazer o primeiro raio-x à crise provocada pelo coronavírus em Portugal.

Veja-o através deste seis gráficos:

Note-se que esta análise, ao contrário do que costuma acontecer na síntese económica de conjuntura, é feita com os valores efetivos de março e não com a média móvel de três meses que é o indicador alisado utilizado para eliminar movimentos irregulares. Contudo, para detetar esta crise, que tem contornos especiais, o valor mensal é mais adequado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primeiro raio-x à crise provocada pela pandemia em 6 gráficos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião