Governo volta a suspender voos de e para Itália até 6 de maio

O Governo alargou a suspensão de todos os voos de e para Itália por mais 14 dias, a contar a partir da meia-noite desta quarta-feira.

Os voos de e para Itália foram novamente suspensos pelo Governo, que considera que “a situação pandémica” naquele país “continua intensa”, pelo que “persistem os motivos subjacentes à dita suspensão”. A prorrogação produziu efeitos à meia-noite desta quarta-feira e deverá perdurar por 14 dias, isto é, até 6 de maio.

A proibição envolve “todos os voos de todas as companhias aéreas, comerciais ou privadas, com origem de Itália ou destino para Itália, com destino ou partida dos aeroportos ou aeródromos portugueses”, segundo um despacho publicado no Diário da República. Estão excluídos os “voos das aeronaves do Estado, voos para transporte exclusivo de carga e correio” e voos “de caráter humanitário ou emergência médica e as escalas técnicas para fins não comerciais”.

Desta vez, porém, o Governo excluiu também as aeronaves “que integram ou venham a integrar o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, e bem assim aos demais voos anteriormente excluídos da sua aplicação”. Salienta também que esta “em fase de conclusão” o concurso público internacional para a locação de 26 meios aéreos para o combate aos fogos que venham a ocorrer no país.

Esta não é a primeira vez que o Governo estende esta suspensão dos voos de e para Itália, que foi inicialmente implementada a 10 de março e prolongada no dia 24. As sucessivas prorrogações têm acontecido numa altura em que a pandemia continua a ganhar terreno na Europa, sendo Itália um dos países mais afetados, sobretudo na região Norte. Mundialmente, o coronavírus já infetou 2,6 milhões de pessoas, perto de 184 mil em Itália.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo volta a suspender voos de e para Itália até 6 de maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião