Galp sobe 2% e dita segundo dia de ganhos em Lisboa
O índice PSI-20 registou a segunda sessão de ganhos, em linha com os pares europeus, num dia marcado pela recuperação das cotações do petróleo.
A bolsa nacional fechou no verde pela segunda sessão consecutiva. O PSI-20 avançou mais de 1% em linha com os pares europeus num dia marcado pela recuperação das cotações do petróleo nos mercados internacionais. Ganhos em torno de 2% da Galp e do BCP ajudaram a puxar pela praça nacional.
O PSI-20 valorizou 1,18%, para os 4.148,910 pontos, com apenas duas das 18 cotadas em terreno negativo: a EDP e a Jerónimo Martins. Na Europa, o Stoxx 600 — índice que agrega as principais capitalizações bolsista do Velho Continente — avançou 1,01%.
A segunda sessão consecutiva de ganhos que se assistiu em Portugal e na Europa coincide com um período de recuperação das cotações do petróleo após a sangria do arranque da semana em que se fez história com o barril da matéria-prima a assumir pela primeira vez valores negativos no mercado norte-americano.
Esta quinta-feira, foi dia de aceleração dos preços do petróleo, sendo que o barril de brent valorizava 11,29%, para os 22,67 dólares, no mercado londrino na hora do fecho. A petrolífera portuguesa Galp acabou por beneficiar dessa subida, com os seus títulos a somarem 1,68%, para 9,426 euros.
Também o BCP contribuiu para os ganhos na bolsa de Lisboa. O banco liderado por Miguel Maya ainda se encontra abaixo da fasquia psicológica de 10 cêntimos, mas os títulos ganharam 2,66%, para 9,64 cêntimos por ação.
Entre as maiores subidas, destaque para as papeleiras. As ações da Navigator valorizaram 3,9%, para os 2,346 euros, acima dos ganhos de 2,4%, para os 8,97 euros, registados pela holding Semapa. Já a Altri avançou 2,3%, para os 4,72 euros por ação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Galp sobe 2% e dita segundo dia de ganhos em Lisboa
{{ noCommentsLabel }}