Bosch Aveiro entra em lay-off. 1300 colaboradores trabalham por equipas de 15 em 15 dias

Bosch de Aveiro vai entrar em lay-off até ao final de maio. Os 1.300 colaboradores vão trabalhar por equipas, com uma rotação quinzenal.

A Bosch de Aveiro vai entrar em lay-off a partir desta segunda-feira até ao dia 24 de maio. Os 1300 trabalhadores vão trabalhar em turnos rotativos, avança ao ECO Jónio Reis, manufacturing vice president da Bosch Termotecnologia.

“Não é um lay-off nos termos habituais, até porque não é uma paragem em absoluto da produção e das atividades. Será um lay-off repartido, uma vez que metade da equipa vai estar a trabalhar durante 15 dias e a outra equipa trabalhará nos 15 dias seguintes”, explica ao ECO o responsável.

O abrandamento da economia é o principal fator deste lay-off, juntamente com a quebra nas encomendas por parte do setor automóvel. Face à conjuntura atual, o vice president da Bosch Termotecnologia localizada em Aveiro, já tinha admitido ao ECO que o lay-off era uma medida que estava em cima da mesa. “Já antecipamos férias, já usámos o banco de horas, já esgotámos todas as possibilidades, por isso temos de pensar noutras alternativas para não perdermos postos de trabalho”, destaca Jónio Reis.

A unidade fabril em Ovar, que conta com 800 colaboradores, continua a produzir. Contrariamente à unidade da multinacional alemã localizada em Braga que emprega 3.500 trabalhadores e está em em lay-off parcial desde a semana passada, ou seja, com redução de horário. “Durante o mês de maio, os colaboradores da Bosch Braga vão fazer menos um dia de trabalho por semana”, refere fonte oficial da Bosch.

(Notícia atualizada às 11h57)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bosch Aveiro entra em lay-off. 1300 colaboradores trabalham por equipas de 15 em 15 dias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião