Corredores turísticos e epidemiologistas na abertura de fronteiras. UE define turismo como prioridade

Os ministros europeus responsáveis pelo turismo reuniram-se em videoconferência para discutir o futuro do setor. Acordaram que o turismo deve estar entre as prioridades da União Europeia.

A Croácia convocou um reunião com todos os ministros responsáveis pelo turismo para discutir o futuro do setor. Neste encontro, que decorreu esta segunda-feira por videoconferência, ficou decidido que o turismo terá de ser uma das principais prioridades no plano de recuperação da União Europeia (UE). Foram ainda estabelecidas outras medidas para apoiar o setor, que está a ser fortemente afetado pela atual crise.

“O setor do turismo sofreu uma quebra acentuada e inesperada na procura devido ao surto de coronavírus. A nossa missão, enquanto membros da UE e parte da região turística de maior sucesso do mundo, é ser líderes na recuperação do turismo, que (…) afeta diretamente a recuperação de toda a economia”, disse Gari Cappelli, ministro do Turismo da Croácia, citado em comunicado.

Nesta reunião, onde esteve presente a secretária de Estado do Turismo portuguesa, Rita Marques, juntamente com representantes dos restantes 26 Estados-membros, ficou definido que o turismo tem de ser uma das principais preocupações da UE neste plano de recuperação. “Vamos precisar de fundos sem precedentes para superar esta crise. É necessário um “novo plano Marshall “, com um orçamento poderoso da UE, para abrir o caminho para a recuperação europeia. Nenhum país pode superar esta crise sozinho”, disse Thierry Breton, Comissário Europeu para o Mercado Interno.

Assim, este encontro permitiu definir várias medidas de apoio ao setor, tais como a abertura de corredores turísticos entre os Estados-membros da UE, e a inclusão de epidemiologistas no processo de abertura das fronteiras. Os ministros e representantes concordaram que os epidemiologistas devem ser consultados na hora de definir os critérios e as medidas necessárias para garantir a segurança dos turistas.

No que diz respeito ao “quadro jurídico para os operadores turísticos, a Comissão Europeia foi convidada a trabalhar prioritariamente no sentido de uma abordagem comum da UE que proporcione flexibilidade e liquidez temporárias e garanta um justo equilíbrio de interesses entre os operadores turísticos e os consumidores“.

Foi ainda acordada uma “solução harmonizada para o reembolso de pacotes de viagens, incluindo vouchers” e ficou ainda sublinhada a importância de se recolherem informações sobre medidas relacionadas com o turismo. De acordo com o comunicado, houve um amplo consenso na adoção de medidas medidas adicionais e de uma maior coordenação a nível da UE para mitigar o impacto desta crise no setor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Corredores turísticos e epidemiologistas na abertura de fronteiras. UE define turismo como prioridade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião