Seguros franceses adotam solução IA contra fraudes no ramo automóvel

  • ECO Seguros
  • 3 Maio 2020

A solução tecnológica certificada permite detetar com precisão suspeitas de fraude nas participações de sinistro automóvel.

Em resultado de uma parceria a estabelecida entre a Shift Technology e a Agência Antifraude de Seguros (ALFA), as seguradoras francesas passam a dispor da “Force”, a solução baseada em inteligência artificial (IA) que permite identificar melhor e com mais precisão atividades suspeitas que penalizam numerosas seguradoras.

A ALFA é uma filial da Federação Francesa de Seguros (FFA) e foi especificamente criada para ajudar seguradoras filiadas a avançar na luta contra a fraude em matéria de seguros. Graças à parceria que cumpriu critérios de seleção e um processo de certificação, os membros da ALFA que operam no ramo automóvel estão agora mais aptos a identificar e reduzir a fraude cometida por redes organizadas, tais como acidentes encenados, danos prévios aos sinistros participados, ou lesões de terceiros não relacionados com os acidentes.

Comentando a adoção do recurso tecnológico no ramo automóvel, Maxence Bizien, diretor da agência antifraude nos seguros, comenta: “Em resultado da parceria com a Shift, a ALFA criou uma ferramenta única para o setor dos seguros. A possibilidade de identificar rápida e eficazmente as redes de fraude organizada que afetam várias companhias de seguros mudará a forma como as companhias abordam coletivamente a fraude, beneficiando em última análise os tomadores de seguros honestos”, conclui.

A Shift, tecnológica criada em 2014, é especialista em soluções de precisão baseadas em inteligência artificial (IA) para automação na gestão de sinistros, mas também para deteção de fraudes em diversos ramos da atividade seguradora. As soluções da tecnológica francesa já filtraram mais de 1 000 milhões de participações de sinistros em diversos ramos como património e danos, habitação e viagens.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguros franceses adotam solução IA contra fraudes no ramo automóvel

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião